Como escolher o sofá retrátil ideal?
Saiba como aliar estilo, conforto e funcionalidade em um único sofá
Para quem está em busca de comodidade, conforto, praticidade e versatilidade, o sofá retrátil é uma alternativa interessante. Este modelo de sofá combina com diversos ambientes e estilos de decoração, além disso, deixa os momentos de lazer ainda mais relaxantes.
O sofá retrátil é aquele tipo de sofá com assento deslizante. Com isso, é possível ter um sofá grande, em que você pode deitar, sem ocupar muito espaço na sala.
É possível encontrar muitas opções de design, estilo e tamanho, portanto, para saber como escolher o modelo ideal para a sua casa, confira as nossas dicas!
O que saber antes de comprar um sofá retrátil?
Antes de comprar um sofá retrátil considere alguns fatores que vão te ajudar a escolher o modelo ideal:
Tamanho
Um dos fatores mais importantes é o tamanho do sofá, que deve ser proporcional ao tamanho do ambiente. Para salas menores, por exemplo, aposte em modelos de 2 ou 3 lugares.
Avalie também a quantidade de pessoas que vão usar o sofá e o layout do ambiente. Talvez, em vez de um sofá retrátil muito grande, seja interessante usar dois menores para compor a decoração do ambiente e aproveitar melhor os espaços.
Tipo de sofá
Você sabia que existe mais de um tipo de sofá retrátil?
- Sofá retrátil convencional
O sofá retrátil convencional é o modelo que conta apenas com os assentos deslizantes. É ideal para sala de estar: elegante, versátil e confortável.
- Sofá retrátil reclinável
Outro modelo bastante confortável é o sofá retrátil e reclinável, que permite deslizar o assento e reclinar o encosto, o que proporciona uma estrutura muito confortável, além disso, é ideal para a sala de TV.
- Sofá retrátil de canto
Você não abre mão do conforto de um sofá retrátil, mas tem pouco espaço? Então um sofá de canto com assento retrátil é a opção mais indicada. Ideal para aproveitar melhor os espaços de ambientes menores.
- Sofá retrátil com chaise
O sofá com chaise, além dos assentos deslizantes, contam ainda com um chaise em um das extremidades, o que proporciona conforto com um toque a mais de elegância. Ideal para ambiente com decoração moderna!
Tecido do sofá
O tecido do sofá tem um impacto direto na estética, durabilidade e conforto do sofá.
- Linho: tecido nobre e elegante, além disso, é leve, fresco e natural. Ideal para quem não abre mão de um estilo mais elegante.
- Algodão: tecido natural, leve e respirável, indicado para lugares mais quentes. Apesar de ser durável pode manchar com facilidade. É ideal para lugares com pouca circulação de pessoas.
- Couro: atemporal, resistente, durável e dá um toque de textura e modernidade à decoração do ambiente.
- Suede: um tipo de “camurça” sintética. É um tecido macio e confortável ao toque, além disso, é bastante resistente e fácil de limpar.
- Veludo: elegante, macio e fofinho, é a personificação do conforto. Pode manchar com facilidade, mas tem boa durabilidade e é uma ótima opção para lugares mais frios.
Cor do sofá
A cor do sofá tem um impacto grande na estética do ambiente. Por isso, além de considerar o seu gosto e preferências, escolha uma cor que combine com a paleta de cores do ambiente.
Também é importante lembrar que cores claras tendem a iluminar o recinto e fazer com que pareçam maiores, enquanto cores escuras adicionam profundidade e um certo “drama” à decoração.
Modelos de sofás retráteis
Separamos alguns modelos de sofás retráteis, de diferentes estilos e tamanhos para te ajudar na escolha. Confira:
Sofá Palmeira
O sofá retrátil Palmeira é a opção ideal para uma família grande que adora curtir um filminho juntos. É um sofá de 4 lugares espaçoso e super confortável.
Além de ser retrátil, também é reclinável. Isso sem contar o tecido de veludo que é macio, aconchegante e quentinho, o proporciona um conforto extra na hora de maratonar a sua série favorita. Seu design clássico e atemporal vai levar mais charme e beleza para a sala de estar e de TV.
Sofá Dália
Moderno e compacto, o sofá Dália é o modelo ideal para salas pequenas. Tem um design arrojado e descolado. O toque clássico fica por conta do linho do tecido: nobre, elegante e atemporal.
Inclusive este sofá retrátil e reclinável vai garantir ainda mais conforto e comodidade em seus momentos de distração.
Sofá Baraúna
O sofá-cama Baraúna é a alternativa mais indicada para quem deseja otimizar espaços e ter uma cama extra. Ou seja, é ideal para receber amigos ou familiares em casa.
Prático e funcional, este sofá 3 lugares tem design simples e versátil. Além do mais, o linho no tecido adiciona elegância e sofisticação.
Como combinar o sofá retrátil com as cores da parede?
Coordenar a cor do sofá retrátil com as cores do ambiente, ajuda a criar uma decoração mais bonita e harmônica. Por isso, na hora de escolher a cor do sofá, lembre-se de levar em consideração as cores da parede.
- Sofá retrátil neutro com paredes neutras
Essa é a combinação mais clássica, atemporal e sem erro. Ao combinar cores neutras, você não corre o risco de errar, além disso, compõe uma decoração mais sóbria e sofisticada.
Para o ambiente não ficar frio e sem vida, adicione pequenos detalhes coloridos na decoração, como flores, plantas, mantas e almofadas.
- Sofá retrátil colorido com paredes neutras
Em ambientes com paredes neutras, o sofá colorido ajuda a criar um ponto focal, deixando a decoração mais interessante. Para ver o que funciona bem, faça testes, ou seja, pegue amostras de cores da parede e amostras de tecido do sofá e veja o que combina ou não.
- Sofá retrátil cor neutra com paredes coloridas
Essa pode ser uma combinação elegante e equilibrada! Tons neutros como bege, cinza, branco ou preto combinam bem com quase qualquer cor.
Como combinar o sofá retrátil com o tapete?
Para acertar na combinação de sofá retrátil e tapete, você pode usar alguns truques:
- Considere as cores
Assim como as cores do sofá devem estar em harmonia com as cores da parede, também devem combinar com a cor do tapete. Isso ajuda a criar um ambiente mais harmônico e coordenado.
- Padrões e texturas
O ideal é tentar equilibrar esses elementos. Por exemplo, se o tapete tem um padrão geométrico, o ideal é que o sofá seja liso.
- Estilo
É importante que o sofá e o tapete tenham estilos parecidos, que conversem entre si. Sofás clássicos, por exemplo, combinam bastante com tapetes persas, enquanto os sofás mais modernos conversam bem com tapetes mais minimalistas.
Ter um sofá retrátil é ter beleza, funcionalidade e comodidade em um só ambiente. É um tipo de sofá confortável, versátil e moderno. Escolha o seu modelo ideal e aproveite momentos de descanso e relaxamento!