Tipos de porta: qual a porta ideal para cada ambiente?
Saiba como escolher o modelo certo de acordo com o material, estilo e ambiente
A porta é um dos itens mais importantes em um ambiente. Além de ter um impacto na estética, segurança e no estilo de decoração, pode ajudar a otimizar os espaços e tem relação com a funcionalidade do ambiente.
Isso sem contar que a porta também é capaz de oferecer mais privacidade. Por isso, para escolher o modelo ideal de porta para cada cômodo, você deve levar em consideração as suas necessidades e prioridades, além da estética, funcionalidade e tipo de material.
Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia para apresentar os diversos modelos de portas, além disso, trouxemos dicas para você escolher a porta certa para cada ambiente. Confira!
O que é uma folha de porta?
É comum que, ao pesquisar sobre portas, você se depare com o termo “folha de porta”, que nada mais é do que a porta propriamente dita. A folha de porta é a parte que se encaixa na moldura e abre e fecha a passagem. Alguns modelos de portas contam com duas folhas ou mais, como é o caso da porta de correr ou porta sanfonada, por exemplo.
Quais são os tipos de portas?
A porta interfere diretamente na decoração e na funcionalidade do ambiente, portanto, o modelo deve ser escolhido também de acordo com o espaço disponível. Confira os principais tipos de porta:
1. Porta de abrir
A porta de abrir ou porta de giro é um tipo tradicional. Com a ajuda de dobradiças pode ser aberta para dentro ou para fora. Geralmente é o tipo mais usado, principalmente nos interiores das residências. É um tipo de porta que demanda um espaço livre para ser aberta. Se o ambiente é muito pequeno e você precisa otimizar melhor os espaços, essa pode não ser a melhor opção.
2. Porta de correr
A porta de correr, além de ser uma opção moderna, desliza sobre trilhos e, por isso, é indicada para locais com pouco espaço, afinal, não é preciso espaço livre para abrir a porta. Pode ser instalada tanto na entrada da casa, como em ambientes interiores como closet e varanda.
3. Porta sanfonada
A porta sanfonada é composta por várias folhas que se dobram ao serem abertas. É uma opção mais prática e simples, geralmente usada em ambientes menores, como área de serviço, varanda e armários.
4. Porta pivotante
Já a porta pivotante é uma opção moderna, sofisticada e robusta. Este tipo de porta gira em torno de um eixo vertical, o que cria um efeito de rotação. Como tem uma estética mais luxuosa e imponente, geralmente é usada na entrada das residências.
5. Porta camarão
Semelhante à porta sanfonada, a porta camarão conta com mais de uma folha que se dobra à medida que a porta é aberta. A diferença é que a porta camarão, em regra, conta com menos folhas que se dobram. É indicada para otimizar espaços em ambientes menores.
6. Porta basculante
A porta basculante conta com um sistema que permite que ela seja aberta para cima, este tipo de porta geralmente é usada em portões ou garagens.
7. Porta balcão
Geralmente é composta por folhas que se abrem para dentro ou para fora. A porta balcão conta com folhas internas e folhas externas. Ao abrir as folhas externas apenas, você proporciona segurança ao ambiente (a entrada continua bloqueada), mas permite a entrada de luz. É muito usada em terraços e varandas.
8. Porta de vidro
Se você precisa de um modelo bonito, sofisticado e que ajude a ampliar visualmente o ambiente, uma porta de vidro pode ser uma opção muito inteligente. Você pode optar por uma porta de vidro de correr, de abrir ou pivotante. Fica elegante e, ao permitir a entrada de luz natural no ambiente, dá a sensação de amplitude.
9. Porta veneziana
A porta veneziana é composta por várias lâminas levemente inclinadas, que permitem a entrada de luz e ventilação. Indicada para ambientes em que não se abre mão da segurança e privacidade, mas é preciso garantir também a entrada de luz e ar.
10. Porta duas folhas
A porta duas folhas, como o próprio nome sugere, é composta por duas folhas que podem se abrir para dentro ou para fora. São opções sofisticadas e imponentes e, por isso, são usadas na entrada da casa.
Tipos de materiais
Na hora de escolher uma porta para determinado ambiente é fundamental observar o material. Isso porque ele vai interferir na segurança, durabilidade, resistência e estética da porta.
Madeira
A madeira, por exemplo, é uma opção resistente e muito durável. Por ser muito versátil, a porta de madeira pode transitar bem entre diversos estilos decorativos, como o clássico, moderno e rústico. Contudo, é preciso certificar-se de que está bem tratada, porque pode ser deteriorada por pragas e umidade.
Alumínio
O alumínio, por outro lado, é uma opção mais leve e resistente às pragas e mudanças climáticas. Proporciona uma estética mais moderna e arrojada. A porta de alumínio é indicada tanto para área interna quanto áreas externas.
PVC
A porta de PVC, além de ser uma opção mais barata, é durável e leve, além de ser resistente, inclusive à umidade. Por isso, é indicada para ambientes como cozinhas, lavanderias e banheiros.
Aço
Opção bastante segura, resistente e durável. Como é moderna, é a porta de aço é ideal para ambientes com decoração contemporânea, minimalista ou industrial. Mas não deve ser instalada em ambientes úmidos, como banheiro, porque pode acabar enferrujando.
Vidro
Versátil, a porta de vidro é uma boa escolha por permitir a entrada de luz no ambiente. É moderna e contemporânea, mas também harmoniza bem com ambientes mais clássicos. Além disso, é resistente, durável e proporciona isolamento térmico e acústico.
Qual o melhor tipo de porta para cada cômodo?
Para acertar na escolha da porta, você deve levar em consideração as características do ambiente onde a porta será instalada. Confira:
Porta para sala
Na hora de escolher a melhor porta para sala, considere os seguintes modelos:
- Porta de madeira maciça: opção com ótima durabilidade, robustez e estética clássica.
- Porta de vidro: oferece uma sensação de amplitude e permite a entrada de luz natural, além disso, é ideal para espaços pequenos ou modernos.
- Porta de correr: boa para economizar espaço, além de ser super moderna.
- Porta pivotante: adiciona um toque de sofisticação ao ambiente.
Porta para quarto
No quarto, por exemplo, a privacidade e otimização dos espaços costumam ser prioridades. Por isso, geralmente, os modelos mais escolhidos são a porta de correr ou a porta de abrir. Quanto aos materiais, vale investir em um modelo feito de madeira e derivados, PVC ou aço.
Porta para cozinha
Já na cozinha, que é um ambiente que costuma ser mais úmido e tem maior circulação de pessoas, o ideal é uma opção leve e resistente à umidade. A porta sanfonada, a porta de abrir e a porta de correr são opções interessantes. Prefira os tipos em PVC, madeira ou vidro.
Porta para banheiro
No banheiro, é preciso escolher um modelo que proporcione privacidade, segurança e que seja resistente à umidade. Porta de abrir, porta de correr e porta sanfonada são opções interessantes. Priorize portas em PVC, vidro jateado e madeira.
Conclusão
A escolha do tipo ideal de porta é influenciada por vários fatores, como estilo decorativo, espaço disponível, funcionalidade e características do ambiente. Por isso, a escolha deve ser feita de forma cautelosa, levando em consideração todos os aspectos e opções disponíveis.
Vale destacar que o modelo ideal deve favorecer a estética do ambiente, proporcionar conforto, segurança, privacidade, além de ser resistente e durável. Você conhece a estrutura de uma porta? Confira só esse Pin para saber mais!
E você, já escolheu o seu modelo de porta preferido? Encontre diversos tipos de porta na MadeiraMadeira!