Tipos de revestimentos de parede: como escolher?
Revestimento de parede: confira o guia completo para escolher o ideal
Se você deseja deixar a decoração de determinado ambiente mais interessante e cheia de personalidade e não sabe como, o revestimento de parede pode ser uma opção interessante.
Ao escolher o revestimento certo, você não vai precisar de muito mais elementos para transformar aquele ambiente. Além dos benefícios estéticos, os revestimentos de parede geralmente protegem as paredes, conferindo maior durabilidade, além de proporcionar isolamento acústico e térmico.
Existem várias opções de revestimentos e cada uma delas é indicada para necessidades específicas. Para saber mais sobre como usar revestimento de parede na decoração, acompanhe o nosso artigo!
Como escolher o revestimentos de parede
Diante de tantas opções de revestimentos, escolher o melhor para o seu ambiente pode ser um pouco difícil. Para acertar na escolha, observe alguns ponto que vão servir como guia:
1. Considere o estilo de decoração do ambiente
É importante que todos os elementos decorativos estejam coordenados para criar um ambiente harmônico, bonito e com personalidade. Por isso, o revestimento de parede deve conversar com o restante da decoração.
Se prefere uma decoração moderna, aposte em revestimento de cimento queimado, painel ripado ou porcelanato. Agora, se aprecia o estilo rústico, a dica é considerar um revestimento de tijolo aparente, madeira ou pedra natural.
2. Tipo de ambiente
Na hora de escolher o revestimento de parede, leve em consideração o tipo de ambiente e suas funcionalidades.
O banheiro e a cozinha, por exemplo, costumam ser lugares mais úmidos e isso demanda um revestimento resistente à umidade. Avalie, em determinados ambientes, como área gourmet, se o revestimento que você quer é fácil de limpar.
3. Resistência e durabilidade
Escolha um material que seja resistente e capaz de atender às necessidades de cada ambiente. Além disso, considere a durabilidade do revestimento para que você não tenha que fazer trocas antes do previsto. Dê preferência a materiais que venham com certificado de garantia, o que confere maior estabilidade e segurança à sua compra.
4. Considere a instalação
Outro ponto importante é como instalar o revestimento de parede. Alguns materiais exigem mão de obra qualificada para instalação, o que pode encarecer um pouco este recurso. Por isso, avalie esse ponto na hora para não extrapolar o orçamento.
Tipos de revestimento
A escolha do tipo de revestimento é um passo importante na hora de decorar. Cada modelo atende a um contexto diferente. Confira:
Porcelanato
O porcelanato está disponível em muitas opções de cores e texturas, o que o torna um material versátil e fácil de combinar com os mais diversos ambientes da casa e estilos de decoração. É resistente, inclusive à umidade, além de tudo é durável. Por isso, o porcelanato é ideal para diversos ambientes, como cozinha, banheiro e área gourmet.
Painel ripado
O painel ripado geralmente é feito de madeira, MDF ou MDP e costuma deixar o ambiente moderno e sofisticado. Isso sem contar que adiciona textura e profundidade, o que enriquece a decoração, deixando o espaço mais interessante.
Inclusive é uma excelente escolha de revestimento para sala de estar, de TV ou quarto. Os painéis ripados são resistentes e duráveis, mas é importante evitar o contato com a água.
Cimento queimado
O cimento queimado é uma opção versátil e moderna. Isso porque tem um acabamento contínuo, além de ser resistente e durável e poder combinar com qualquer ambiente.
Coloque o cimento queimado como revestimento para o quarto e deixe a decoração descolada e estilosa! Também é a opção ideal para quem aprecia a decoração contemporânea ou estilo industrial.
Pastilhas
As pastilhas de parede são peças pequenas de cerâmica, vidro ou pedras. Por isso, são bastante duráveis e resistentes. Como toleram muito bem a umidade, a pastilha é a opção mais indicada para banheiros e cozinhas.
Além do mais, as pastilhas estão disponíveis em uma grande variedade de cores e padronagens, inclusive combinam com vários estilos decorativos. Sabe aquela parede que você sente que falta cor e vida? As pastilhas resolvem esse problema!
Papel de parede
O papel de parede é uma alternativa simples, barata e muito versátil, porque está disponível em um ampla variedade de cores, texturas e estampas. São fáceis de aplicar e substituir. Por isso, é indicado para quem quer dar um toque à decoração, sem gastar muito. Ideal para quem mora em casas ou apartamentos alugados.
Azulejo
O azulejo é um revestimento feito de cerâmica esmaltada, por isso, é bastante resistente à água, além de ser muito durável. É uma alternativa interessante para ambientes molhados, como banheiros e área externa. Como tem muitas opções de cores e tamanhos, combina com qualquer estilo de decoração.
Revestimento 3D
O revestimento 3D são placas tridimensionais que deixam a parede com textura e profundidade. Dá um toque de movimento e adiciona interesse visual ao ambiente, criando um ponto focal muito marcante. É uma opção mais moderna, que transmite um certo luxo. É ideal para criar uma parede de destaque nas salas, quartos e até mesmo em ambientes comerciais.
Pedras
As pedras são opções relativamente versáteis e muito duráveis e resistentes. Este tipo de revestimento é usado tanto em parede interna quanto em parede externa. A depender do modelo escolhido, é possível criar uma decoração rústica ou mais clássica. São muitas opções, para todos os bolsos, estilos e necessidades.
Sem dúvidas, usar um revestimento de parede deixa a sua decoração mais bonita, interessante e fora do óbvio. Já escolheu o seu?