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O que é esquenta Black Friday?

Esquenta Black Friday: aproveite a temporada para vender ainda mais

Por: Equipe Marketplace

Promoção de Black Friday Foto: Pexels

Conforme o mês de novembro se aproxima, as expectativas acerca da Black Friday aumentam. Consumidores querem aproveitar os descontos e ofertas, enquanto os lojistas se preparam para vender mais. 

Com isso, surge a oportunidade de criar algumas campanhas, como o esquenta Black Friday, por exemplo, para aquecer as vendas, aproveitando a apreensão do público. Oferecer descontos antes do dia da Black Friday é uma estratégia interessante para os vendedores. 

Para saber como fazer isso na sua loja de forma inteligente e estruturada, confira as nossas dicas!

Como funciona o esquenta Black Friday

O esquenta Black Friday nada mais é do que um período de promoções e ofertas que antecedem a Black Friday. Basicamente, as lojas começam oferecer descontos exclusivos no início de novembro, o que acaba atraindo os compradores mais ansiosos, que já começam a ficar em busca de promoções. 

Além de ser bom para os consumidores, é uma alternativa muito inteligente para os vendedores. Isso porque, por meio dessa estratégia, é possível: 

Liberar estoque 
Testar a demanda dos produtos 
Estreitar a relação e engajamento com o público-alvo 
Facilitar a logística, que fica sobrecarregada na Black Friday 

Qual a melhor data para realizar o Esquenta Black Friday?

A data do esquenta Black Friday fica a critério dos vendedores. No entanto, o ideal é aproveitar o senso de urgência e ansiedade dos compradores e iniciar as ofertas no começo de novembro. 

Assim, é possível aumentar o engajamento, aproveitar a empolgação dos compradores ansiosos, facilitar a logística, além de não gerar impacto negativo na campanha da Black Friday. 

Mulher com tablet escrito "Black Friday"

Como preparar sua loja para a Black Friday 2024

Preparar a loja para a Black Friday exige planejamento e organização. Assim, é possível atender todas as demandas de forma eficiente e satisfatória para todas as partes envolvidas na compra. Confira as principais dicas: 

  • Prepare o estoque 

É preciso ter em estoque quantidades suficientes para atender as demandas, especialmente os produtos mais desejados. Por isso, com antecedência, faça um levantamento dos produtos em estoque e negocie com fornecedores para compras necessárias. 

  • Atenção à logística 

Por conta da Black Friday e do esquenta Black Friday, o mês de novembro é um tanto complexo quanto à logística. Por isso, os vendedores devem se preparar com antecedência para esse período. 

O ideal é firmar contratos com várias transportadoras diferentes e montar uma rota inteligente. Isso evita atrasos e faz com que os produtos sejam entregues no prazo combinado. 

  • Capacite a equipe 

A equipe precisa estar treinada, motivada e engajada para atender a alta demanda do período. 

  • Faça campanhas de marketing

O marketing faz toda a diferença! Por isso, monte estratégias de marketing variadas para atrair os vendedores e aumentar as vendas, como e-mail marketing, redes sociais, SEO, parcerias com influenciadores digitais e anúncios pagos. 

Como planejar sua campanha de Esquenta

Para o sucesso das vendas durante o esquenta, é preciso definir uma estratégia de campanha: 

  • Selecione produtos destaque 

Uma estratégia interessante é selecionar alguns produtos para serem o destaque da campanha. Você pode montar kits e combos com esses produtos, o que é atrativo para os clientes e aumenta o valor vendido pela loja. 

  • Monte um calendário de promoções 

Depois de selecionados os produtos que estarão em promoção, você deve montar um calendário. Isso porque é interessante diluir estas ofertas ao longo dos dias, em vez de oferecer todos os descontos de uma só vez. 

  • Ofereça benefícios 

Além dos descontos, é importante oferecer outros benefícios, como frete grátis, cupons de desconto, cashback, condições especiais de pagamento e descontos progressivos. 

  • Crie urgência 

Para chamar a atenção dos clientes e criar um senso de urgência crie uma contagem regressiva com horas e datas específicas para as ofertas. 

Equipe desenvolvendo estratégias de venda

Quais são as melhores estratégias para vender bem na Black Friday?

Algumas estratégias podem ser adotadas pelas lojas com o intuito de vender bem na Black Friday. Para isso, é preciso planejamento e clareza nos objetivos. Confira as nossas sugestões: 

  • Os descontos devem ser reais 

Para que sejam atrativos e considerados imperdíveis para os clientes, os descontos devem ser reais. Evite promoções falsas, pois isso afasta o cliente e compromete a reputação e confiança na loja. 

  • Prepara o site para o período 

Durante o período da Black Friday, o acesso ao site tende a aumentar consideravelmente. Por isso, é recomendado verificar se o site suporta os acessos para que a plataforma permaneça estável e segura para o fluxo de usuários. 

  • Estratégia multicanal 

Com a concorrência acirrada, é preciso oferecer as condições mais confortáveis para os clientes. Por isso, considere vender por mais de um canal, como site, whatsapp, redes sociais e a opção de compra no site e retirada na loja, por exemplo. 

  • Invista no remarketing 

Sabe aqueles clientes que visitam o site, adicionam itens ao carrinho e não efetivam a compra? Nesse caso, envie e-mails com ofertas e cupons de descontos a fim de conquistar esses clientes. 

Conclusão

Com certeza, o esquenta Black Friday é uma oportunidade para os lojistas venderem mais, fidelizar clientes e antecipar as vendas da Black Friday. Além disso, funciona como uma espécie de “teste”, no qual será possível perceber quais os produtos que serão mais buscados e quais estratégias de marketing e venda funcionam melhor. 

Por isso, além de atender as demandas dos clientes, que estão super ansiosos pelas promoções, é uma maneira de aumentar as vendas durante o período. Ajuste os estoques, monte uma boa campanha de marketing, crie ofertas criativas e alavanque as suas vendas!

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