O que é esquenta Black Friday?
Esquenta Black Friday: aproveite a temporada para vender ainda mais
Conforme o mês de novembro se aproxima, as expectativas acerca da Black Friday aumentam. Consumidores querem aproveitar os descontos e ofertas, enquanto os lojistas se preparam para vender mais.
Com isso, surge a oportunidade de criar algumas campanhas, como o esquenta Black Friday, por exemplo, para aquecer as vendas, aproveitando a apreensão do público. Oferecer descontos antes do dia da Black Friday é uma estratégia interessante para os vendedores.
Para saber como fazer isso na sua loja de forma inteligente e estruturada, confira as nossas dicas!
Como funciona o esquenta Black Friday
O esquenta Black Friday nada mais é do que um período de promoções e ofertas que antecedem a Black Friday. Basicamente, as lojas começam oferecer descontos exclusivos no início de novembro, o que acaba atraindo os compradores mais ansiosos, que já começam a ficar em busca de promoções.
Além de ser bom para os consumidores, é uma alternativa muito inteligente para os vendedores. Isso porque, por meio dessa estratégia, é possível:
Liberar estoque
Testar a demanda dos produtos
Estreitar a relação e engajamento com o público-alvo
Facilitar a logística, que fica sobrecarregada na Black Friday
Qual a melhor data para realizar o Esquenta Black Friday?
A data do esquenta Black Friday fica a critério dos vendedores. No entanto, o ideal é aproveitar o senso de urgência e ansiedade dos compradores e iniciar as ofertas no começo de novembro.
Assim, é possível aumentar o engajamento, aproveitar a empolgação dos compradores ansiosos, facilitar a logística, além de não gerar impacto negativo na campanha da Black Friday.
Como preparar sua loja para a Black Friday 2024
Preparar a loja para a Black Friday exige planejamento e organização. Assim, é possível atender todas as demandas de forma eficiente e satisfatória para todas as partes envolvidas na compra. Confira as principais dicas:
- Prepare o estoque
É preciso ter em estoque quantidades suficientes para atender as demandas, especialmente os produtos mais desejados. Por isso, com antecedência, faça um levantamento dos produtos em estoque e negocie com fornecedores para compras necessárias.
- Atenção à logística
Por conta da Black Friday e do esquenta Black Friday, o mês de novembro é um tanto complexo quanto à logística. Por isso, os vendedores devem se preparar com antecedência para esse período.
O ideal é firmar contratos com várias transportadoras diferentes e montar uma rota inteligente. Isso evita atrasos e faz com que os produtos sejam entregues no prazo combinado.
- Capacite a equipe
A equipe precisa estar treinada, motivada e engajada para atender a alta demanda do período.
- Faça campanhas de marketing
O marketing faz toda a diferença! Por isso, monte estratégias de marketing variadas para atrair os vendedores e aumentar as vendas, como e-mail marketing, redes sociais, SEO, parcerias com influenciadores digitais e anúncios pagos.
Como planejar sua campanha de Esquenta
Para o sucesso das vendas durante o esquenta, é preciso definir uma estratégia de campanha:
- Selecione produtos destaque
Uma estratégia interessante é selecionar alguns produtos para serem o destaque da campanha. Você pode montar kits e combos com esses produtos, o que é atrativo para os clientes e aumenta o valor vendido pela loja.
- Monte um calendário de promoções
Depois de selecionados os produtos que estarão em promoção, você deve montar um calendário. Isso porque é interessante diluir estas ofertas ao longo dos dias, em vez de oferecer todos os descontos de uma só vez.
- Ofereça benefícios
Além dos descontos, é importante oferecer outros benefícios, como frete grátis, cupons de desconto, cashback, condições especiais de pagamento e descontos progressivos.
- Crie urgência
Para chamar a atenção dos clientes e criar um senso de urgência crie uma contagem regressiva com horas e datas específicas para as ofertas.
Quais são as melhores estratégias para vender bem na Black Friday?
Algumas estratégias podem ser adotadas pelas lojas com o intuito de vender bem na Black Friday. Para isso, é preciso planejamento e clareza nos objetivos. Confira as nossas sugestões:
- Os descontos devem ser reais
Para que sejam atrativos e considerados imperdíveis para os clientes, os descontos devem ser reais. Evite promoções falsas, pois isso afasta o cliente e compromete a reputação e confiança na loja.
- Prepara o site para o período
Durante o período da Black Friday, o acesso ao site tende a aumentar consideravelmente. Por isso, é recomendado verificar se o site suporta os acessos para que a plataforma permaneça estável e segura para o fluxo de usuários.
- Estratégia multicanal
Com a concorrência acirrada, é preciso oferecer as condições mais confortáveis para os clientes. Por isso, considere vender por mais de um canal, como site, whatsapp, redes sociais e a opção de compra no site e retirada na loja, por exemplo.
- Invista no remarketing
Sabe aqueles clientes que visitam o site, adicionam itens ao carrinho e não efetivam a compra? Nesse caso, envie e-mails com ofertas e cupons de descontos a fim de conquistar esses clientes.
Conclusão
Com certeza, o esquenta Black Friday é uma oportunidade para os lojistas venderem mais, fidelizar clientes e antecipar as vendas da Black Friday. Além disso, funciona como uma espécie de “teste”, no qual será possível perceber quais os produtos que serão mais buscados e quais estratégias de marketing e venda funcionam melhor.
Por isso, além de atender as demandas dos clientes, que estão super ansiosos pelas promoções, é uma maneira de aumentar as vendas durante o período. Ajuste os estoques, monte uma boa campanha de marketing, crie ofertas criativas e alavanque as suas vendas!