Logística para e-commerce de móveis: como funciona
Estratégias para otimizar a logística de e-commerce de móveis e vender mais
Há um tempo, o mercado de móveis estava praticamente restrito às lojas físicas. Isso porque os e-commerces vendiam, basicamente, produtos pequenos e leves. Hoje, graças a uma logística eficiente, é possível vender praticamente qualquer produto e serviço pela internet, incluindo móveis.
Com uma logística eficiente, o seu e-commerce de móveis pode alcançar clientes em todas as regiões do Brasil, escalonando as vendas e acelerando os objetivos e metas da sua empresa. Para saber como montar uma logística eficiente para e-commerce de móveis, confira o nosso artigo!
O que é logística?
A logística é o processo que compreende todas as etapas de uma venda, desde o processamento dos pedidos à chegada ao cliente.
Por isso, exige planejamento, controle do fluxo e do estoque de produtos, além de da implementação de medidas que permitam entregar o produto ao cliente final, de forma eficiente e eficaz, aproveitando os recursos da melhor forma possível.
Como funciona a logística de uma loja de móveis
A logística de uma loja de imóveis requer alguns cuidados a mais, por se tratar majoritariamente de produtos maiores e mais pesados. Portanto, além das etapas comuns, de processamento de pedidos e estoque, é importante ter um cuidado especial com o armazenamento: deve-se ter um local espaçoso e adequado para o estoque dos móveis que garanta a preservação dos móveis.
Um outro ponto importante é o transporte que também demanda planejamento para entregar os móveis na data combinada, considerando o tamanho dos produtos e preço do frete que costuma ser mais caro.
O e-commerce também deve dar atenção às políticas de troca e devolução, a chamada logística reversa. Uma política de troca e devolução com restrições para garantir melhor experiência para ambas as partes.
Como ter uma logística eficiente
Para ter uma logística eficiente, que otimize todos os recursos da melhor forma possível, você precisa ficar atento a alguns pontos principais:
Gestão de estoque
Para ter sucesso no seu e-commerce de imóveis, você precisa ter produtos disponíveis para entrega imediata. Por isso, é preciso ter uma gestão e controle eficiente do estoque.
Para garantir essa gestão eficiente, é preciso monitorar constantemente a quantidade dos produtos, fazer planejamento e previsão de demandas, além de providenciar reposição rápida para evitar falta de produtos.
Tecnologia e automação
Uma outra dica que pode fazer toda a diferença é investir em tecnologia e automação. Existem alguns softwares que permitem a gestão do estoque, além de roteirização do percurso de entrega, otimizando tempo e recursos.
Armazenamento
O armazenamento deve garantir, além da segurança, a preservação dos móveis. O layout do ambiente também deve facilitar o acesso rápido aos móveis, agilizando o processamento de pedidos, controle de estoque e entrega.
Tenha bons fornecedores
Você precisa contar com fornecedores eficientes, confiáveis e ágeis. Isso garante a qualidade dos produtos e agilidade na entrega, dentro dos prazos combinados com os clientes.
Roteirização de entregas
Você precisa também se planejar para realizar as entregas em tempo hábil, de forma econômica. Para isso, é preciso roteirizar as entregas, o que vai diminuir os custos e tempo de entrega, aumentando consideravelmente a satisfação do cliente.
Logística reversa
Para garantir os resultados do negócio e fidelizar o cliente, você precisa contar com uma logística reversa eficiente: caso não goste do produto ou desista da compra, o cliente deve ter disponível meios para devolver ou trocar os móveis.
Política de frete
Quem compra on-line ama aproveitar um frete grátis, né? Por isso, sempre que possível, proporcione uma política de frete competitiva, porque isso atrai novos clientes e fideliza os antigos.
Política de devolução e troca
O cliente precisa encontrar, de forma clara e objetiva, a política de troca e devolução da empresa. Quando se trata de compra on-line, esse é um dos temas mais sensíveis. Como não pode ver o móvel pessoalmente, o cliente pode ficar inseguro para realizar a compra, caso não se sinta seguro quanto à política de devolução e troca.
Sabendo que pode devolver ou trocar e em quais circunstâncias pode fazer isso, o cliente se sente mais seguro para realizar a compra.
Atendimento ao cliente
Para garantir o sucesso e eficiência das etapas anteriores, o atendimento ao cliente deve ser ágil, claro, resolutivo e disponível em diferentes canais: instagram, chat, e-mail e telefone.
Um atendimento eficiente é fundamental para amenizar diversas dúvidas que surjam durante o processo de compra e é importante para proporcionar uma boa experiência de compra.
Sustentabilidade
Apostar em práticas sustentáveis, como roteirização de entregas para diminuir a emissão de carbono, uso de embalagens recicláveis e outras medidas que diminuam o impacto ambiental, além de ser mais econômico e ajudar na preservação do meio ambiente, também ajuda a conquistar clientes com a mesma mentalidade.
Conclusão
Portanto, investir em logística é fundamental para atingir o sucesso do seu e-commerce de imóveis: aumenta a segurança do cliente ao realizar as compras, aumenta a competitividade da empresa e agiliza os processos de entrega.
Para isso, é preciso planejamento e controle de cada etapa, principalmente daquelas mais sensíveis para o mercado de móveis: armazenamento, entrega e logística reversa.
Por isso, não perca tempo e invista em políticas e medidas que otimizem o seu processo de logística, conquistando novos clientes e alavancando as suas vendas.