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Logística para e-commerce de móveis: como funciona

Estratégias para otimizar a logística de e-commerce de móveis e vender mais 

Por: Equipe Marketplace
29 ago 2024Negócios

mulher no estoque

Há um tempo, o mercado de móveis estava praticamente restrito às lojas físicas. Isso porque os e-commerces vendiam, basicamente, produtos pequenos e leves. Hoje, graças a uma logística eficiente, é possível vender praticamente qualquer produto e serviço pela internet, incluindo móveis. 

Com uma logística eficiente, o seu e-commerce de móveis pode alcançar clientes em todas as regiões do Brasil, escalonando as vendas e acelerando os objetivos e metas da sua empresa. Para saber como montar uma logística eficiente para e-commerce de móveis, confira o nosso artigo!

O que é logística?

A logística é o processo que compreende todas as etapas de uma venda, desde o processamento dos pedidos à chegada ao cliente. 

Por isso, exige planejamento, controle do fluxo e do estoque de produtos, além de da implementação de medidas que permitam entregar o produto ao cliente final, de forma eficiente e eficaz, aproveitando os recursos da melhor forma possível. 

Como funciona a logística de uma loja de móveis

A logística de uma loja de imóveis requer alguns cuidados a mais, por se tratar majoritariamente de produtos maiores e mais pesados. Portanto, além das etapas comuns, de processamento de pedidos e estoque, é importante ter um cuidado especial com o armazenamento: deve-se ter um local espaçoso e adequado para o estoque dos móveis que garanta a preservação dos móveis. 

Um outro ponto importante é o transporte que também demanda planejamento para entregar os móveis na data combinada, considerando o tamanho dos produtos e preço do frete que costuma ser mais caro. 

O e-commerce também deve dar atenção às políticas de troca e devolução, a chamada logística reversa. Uma política de troca e devolução com restrições para garantir melhor experiência para ambas as partes. 

pátio de porto com caminhões, navio e avião no céu

Como ter uma logística eficiente

Para ter uma logística eficiente, que otimize todos os recursos da melhor forma possível, você precisa ficar atento a alguns pontos principais: 

Gestão de estoque

Para ter sucesso no seu e-commerce de imóveis, você precisa ter produtos disponíveis para entrega imediata. Por isso, é preciso ter uma gestão e controle eficiente do estoque. 

Para garantir essa gestão eficiente, é preciso monitorar constantemente a quantidade dos produtos, fazer planejamento e previsão de demandas, além de providenciar reposição rápida para evitar falta de produtos. 

Tecnologia e automação

Uma outra dica que pode fazer toda a diferença é investir em tecnologia e automação. Existem alguns softwares que permitem a gestão do estoque, além de roteirização do percurso de entrega, otimizando tempo e recursos. 

Armazenamento

O armazenamento deve garantir, além da segurança, a preservação dos móveis. O layout do ambiente também deve facilitar o acesso rápido aos móveis, agilizando o processamento de pedidos, controle de estoque e entrega. 

Tenha bons fornecedores

Você precisa contar com fornecedores eficientes, confiáveis e ágeis. Isso garante a qualidade dos produtos e agilidade na entrega, dentro dos prazos combinados com os clientes. 

Roteirização de entregas

Você precisa também se planejar para realizar as entregas em tempo hábil, de forma econômica. Para isso, é preciso roteirizar as entregas, o que vai diminuir os custos e tempo de entrega, aumentando consideravelmente a satisfação do cliente. 

Caminhões na estrada

Logística reversa

Para garantir os resultados do negócio e fidelizar o cliente, você precisa contar com uma logística reversa eficiente: caso não goste do produto ou desista da compra, o cliente deve ter disponível meios para devolver ou trocar os móveis. 

Política de frete

Quem compra on-line ama aproveitar um frete grátis, né? Por isso, sempre que possível, proporcione uma política de frete competitiva, porque isso atrai novos clientes e fideliza os antigos. 

Política de devolução e troca

O cliente precisa encontrar, de forma clara e objetiva, a política de troca e devolução da empresa. Quando se trata de compra on-line, esse é um dos temas mais sensíveis. Como não pode ver o móvel pessoalmente, o cliente pode ficar inseguro para realizar a compra, caso não se sinta seguro quanto à política de devolução e troca. 

Sabendo que pode devolver ou trocar e em quais circunstâncias pode fazer isso, o cliente se sente mais seguro para realizar a compra. 

Atendimento ao cliente

Para garantir o sucesso e eficiência das etapas anteriores, o atendimento ao cliente deve ser ágil, claro, resolutivo e disponível em diferentes canais: instagram, chat, e-mail e telefone. 

Um atendimento eficiente é fundamental para amenizar diversas dúvidas que surjam durante o processo de compra e é importante para proporcionar uma boa experiência de compra. 

Sustentabilidade

Apostar em práticas sustentáveis, como roteirização de entregas para diminuir a emissão de carbono, uso de embalagens recicláveis e outras medidas que diminuam o impacto ambiental, além de ser mais econômico e ajudar na preservação do meio ambiente, também ajuda a conquistar clientes com a mesma mentalidade. 

Conclusão

Portanto, investir em logística é fundamental para atingir o sucesso do seu e-commerce de imóveis: aumenta a segurança do cliente ao realizar as compras, aumenta a competitividade da empresa e agiliza os processos de entrega. 

Para isso, é preciso planejamento e controle de cada etapa, principalmente daquelas mais sensíveis para o mercado de móveis: armazenamento, entrega e logística reversa. 

Por isso, não perca tempo e invista em políticas e medidas que otimizem o seu processo de logística, conquistando novos clientes e alavancando as suas vendas. 

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